segunda-feira, 24 de maio de 2010

As frutas e legumes e suas funções.


maçã->Rica em vitaminas, sais minerais e fibras, a fruta facilita a digestão, reduz o colesterol e ajuda a prevenir até o mal de Alzheimer
Saborosa e irresistível, a maçã (Pyrus malus) possui nutrientes que estimulam as funções orgânicas e ajudam a prevenir várias doenças.
Sua fama vem das fibras, encontradas em abundância na casca, capazes de facilitar a digestão, regular a atividade intestinal e moderar o apetite.
Mas não é só. Tanto a polpa quanto a casca são ricas fontes de vitamina C e de importantes sais minerais, como cálcio, fósforo e potássio.
Os britânicos dizem que "uma maçã por dia mantém o médico à distância", e estudos recentes têm reforçado a afirmação.

É importante saber que...
A maçã resiste bem às variações de temperatura e pode ser conservada tanto dentro quanto fora da geladeira. Em temperaturas mais baixas, no entanto, ela tem uma duração maior.
Para aproveitar as vitaminas, o ideal é consumi-la com a casca.
A melhor escolha é a fruta que apresenta casca de cor acentuada e brilhante, polpa firme, sem partes moles e furos.


pera->Quem quiser libertar-se de hidropisia ou das gorduras inúteis, deve substituir a sua alimentação corrente por pêras cruas ou cozidas, eventualmente em combinação com iogurte e pão integral.
A pêra de que hoje dispomos, de variadíssimo e seleto sabor, é também antiqüíssima na sua forma de cultivo.
Composição e Propriedades -- Sob o ponto de vista da fisiologia da nutrição, deve-se ter em conta que o conteúdo em substâncias calóricas é muito baixo, como em todas as frutas. 100 gramas produzem umas 50 calorias
Com respeito ao significado médico da pêra, de acordo com as experiências e análises realizadas até agora, podemos acrescentar mais alguma coisa. Pelo elevado excesso de potássio e falta de sal, a pêra torna-se muito apropriada para eliminar os inchaços dematosos nos doentes do aparelho circulatório e rins. As mesmas propriedades, de combinação com a falta de proteínas e de gordura, fazem que a pêra se torne eficaz nos tratamentos de eliminação de gorduras. Para isso deve-se consumir pêras cruas e cozidas em vez dos alimentos habituais. Tratando-se de cruas mais ligeiras podem eventualmente ser consumidas de combinação com iogurte e pão integral.
Nas doenças das vias gastrintestinais diz a velha experiência médica que a pêra crua é pesada, ao passo que cozida se torna muito digerível, não causando flatulência.
Contudo, em cada caso importa ver se são melhores cruas ou cozidas, devendo porém as pessoas sãs preferir o consumo das pêras cruas.
Naturalmente, no caso de haver grande sensibilidade de estômago e intestino, deve-se empregar o suco de pêras cruas ou cozidas para conseguir a eliminação do sal e com ele a desidratação. Além disso, alternada e sucessivamente, pode, combinada com outros sucos de frutas e purês, servir de modo saliente numa cura de sucos de frutas.


cenoura->A cenoura é uma grande fonte de vitamina A, cujas necessidades diárias podem ser quase que totalmente supridas com apenas 100 gramas desse legume.
Essa vitamina contribui para o bom estado da vista, da pele e das mucosas. Além disso, a cenoura contém muitos sais minerais, como Fósforo, Cloro, Potássio, Cálcio e Sódio, necessários ao bom equilíbrio do organismo, e vitaminas do Complexo B, que ajudam a regular o sistema nervoso e a função do aparelho digestivo.
Crua, ralada e bem lavada, a cenoura limpa os dentes e desenvolve os músculos mastigadores; seu suco ou caldo concentrado de seu cozimento adicionado ao mel ou suco de limão é ótimo para curar bronquite; é indispensável para gestantes e lactantes, pois melhora e aumenta o volume sanguíneo que, consequentemente, aumenta e melhora a produção do leite.
A cenoura funciona como laxante, sendo que seu suco combate a prisão de ventre, favorece o bom funcionamento do fígado, purifica a bile, ajuda na cura da icterícia, além de ser um bom remédio para as enfermidades dos brônquios e pulmões.
A cenoura é um dos legumes que se conserva por longo tempo, e seu sabor, levemente adocicado, combina com inúmeros outros alimentos, podendo ser preparada sob forma de sopas, saladas, cremes, suflês ou doces.
Por ser tão nutritiva recomenda-se que seja ingerida pelo menos três vezes por semana.
Para compra deve-se escolher cenouras lisas, firmes, sem irregularidades ou rugas e cor uniforme (manchas verdes dão sabor forte e desagradável)
A cenoura quando conservada em geladeira pode permanecer em boas condições por 1 a 2 semanas e seu período de safra é de julho a janeiro.


alface-> A alface é uma folha que tem quantidades razoáveis de vitamina A, Niacina, C e também os minerais Cálcio, Fósforo e Ferro.
A vitamina A é um elemento importante para o bom funcionamento dos órgãos da visão, conserva a saúde da pele e das mucosas; a vitamina Niacina evita problemas de pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso; e a vitamina C dá resistência aos vasos sanguíneos, evita a fragilidade dos ossos e má formação dos dentes, age contra infecções e ajuda a cicatrizar os ferimentos.
O Cálcio e o Fósforo participam da formação dos ossos e dentes, ajudam na coagulação do sangue e na construção muscular, e o Ferro contribui para a formação do sangue.
Entre as muitas propriedades a alface é também considerada como ótimo calmante e remédio contra insônia.
Em casos de inflamação e inchaços, faz-se aplicações tópicas de cataplasmas quentes de alface.
Para compra, deve-se dar preferência às de folhas limpas, de cor brilhante e sem marcas de picadas de insetos; e para conservação, convém retirar as folhas machucadas e murchas e guardá-la na geladeira, embrulhada em saco plástico, onde conserva-se por 5 a 7 dias.
100 gramas de alface fornecem 15 calorias.


abacate->O Abacate no uso na medicina natural rico em gorduras e proteínas, o abacate é excelente para pessoas desnutridas. O uso regular de abacate beneficia as artérias, reduz o colesterol e a pressão arterial e ajuda dilatar os vasos sanguíneos. Como eles contem o ácido oléico bloqueia as toxinas do mau colesterol. Age também contra prisão de ventre e perturbações digestivas, melhora muito o funcionamento da vesícula biliar, distúrbios na menstruação, é um inflamatórios, e auxilia desintoxicação do fígado, e suas substância ativa axilia nos tratamentos das artrose, gota e reumatismo. Do abacate aproveitamos tudo. O chá de suas folhas e o pó do caroço torrado e moído é diurético e serve para vários casos como: elimina com a diarreia, dores de cabeça, bronquite, catarro, rouquidão, tosse, cansaço e infecção na garganta.
Rico em vitamina B1 ou seja tiamina ajuda controlar a diabetes e é muito útil no tratamento de herpes; E ainda tem uma participação importante do crescimento dos ossos e dentes, combate radicais livres e ajuda no processo de renovação da nossa pele.
A vitamina E ajuda proteger contra doenças cardiovasculares, estimulando assim o sistema imunológico. Acima de tudo ele protege contra as doenças ta pele, sendo um antioxidante. Por isso que é chamado de vitamina da beleza.
A vitamina C reduz o colesterol, aumentando a imunidade contra infecções, e tem um papel importante na ação anti cancerígena.
O abacate também possui os seguintes minerais:
Ferro, magnésio, Fósforo e Cálcio.
Ferro – combate a anemia é importante para as grávidas como os lactantes.
Magnésio – ajuda no metabolismo da glicose nutrindo os nervos e o cérebro.
Cálcio é de grande importância para o nosso organismo, pois ele não só tem a função na construção dos nossos ossos e dentes, o cálcio tem uma série de papéis metabólico: a função dos hormónios ativas a enzimas dentro e fora das células.
Fósforo – o fósforo e cálcio são dois minerais que, unidos ajudam a manter os ossos saudáveis. Melhora os neurónios e o raciocínio.No uso na indústria de cosmético
O abacate é rico em óleos naturais, agem como excelente conservador. Restaurador, elimina a caspa, fortalecendo os cabelos e ajuda combater a calvície.
Então com uma boa razão para tirar maior proveito desta fruta maravilhosa. O abacate também é conhecido como afrodisíacos.


beterraba->A beterraba é uma hortaliça rica em ferro, açúcares, vitaminas e sais minerais. Por ser rica em ferro, é recomendada para tratar anemia e qualquer problema de inflamação. Já os sais minerais — como sódio, potássio, zinco e magnésio — têm a função de: proteger o organismo contra perda excessiva de líquidos, ajudar no bom desempenho das atividades físicas; ativar os tecidos cerebrais e regular as funções musculares e nervosas. As vitaminas (A, complexo B e C) são aproveitadas pelo organismo apenas quando a beterraba é consumida crua.
A beterraba é indicada também para pessoas com problemas intestinais, devido a seu efeito laxante. Além disso, é um ótimo remédio para combater os desarranjos do baço e do fígado. Suas folhas em forma de cataplasma, com um pouco de gordura, são empregadas como refrescantes nas feridas da pele e inflamações em geral.
Para os que sofrem de pedras na bexiga, um remédio eficaz é ferver uma beterraba e tomar seu caldo três vezes ao dia. O suco de beterraba, por sua vez, é tônico, refrescante e diurético, e combate a litíase renal, descongestionando as vias urinárias.
A beterraba é um ótimo alimento para melhorar a resistência do organismo, porque age como restauradora do sangue, aumenta os glóbulos vermelhos e fortalece a medula óssea.
A beterraba auxilia na prevenção e progressão de reumatismos, artrose, artrite e gota.


melancia-> Ela é composta por 90% de água, além de vitamina C, minerais e licopeno
Os dias quentes de verão pedem opções refrescantes, capazes de repor as quantidades de água e sais minerais perdidos durante a transpiração.
Nessa hora, a melancia se apresenta como uma das melhores opções. “Ela é um excelente alimento para hidratação, possui cerca de 90% de água, é rica vitaminas e minerais que auxiliam no equilíbrio orgânico”, esclarece a nutricionista Barbara Rescall Sanches, da VP Consultoria Nutricional.
Ação anticancerígena A melancia é aclamada por seu poder antioxidante, ou seja, sua capacidade de combater os radicais livres, produzidos a partir do metabolismo das células “ruins”, que em excesso, podem ser responsáveis pelo surgimento de diversas doenças.
Essa função da melancia é possível graças à presença de vitamina C e licopeno em sua composição, que juntos têm grande força contra os radicais livres. “O licopeno é um poderoso antioxidante, estudado, principalmente, como auxílio de alguns tipos de câncer, em especial o câncer de próstata” ressalta a nutricionista Barbara.
Pressão arterial controlada O potássio, mineral presente na composição da melancia, é o responsável por manter a pressão arterial nos níveis ideais. É que ele garante a elasticidade dos vasos sanguíneos e reduz arritmia cardíaca. Além disso, equilibra a quantidade de água presente nas células, diminuindo inchaços, e também participa das contrações musculares, inclusive do coração.
Amiga dos homens A impotência sexual, que se caracteriza pela dificuldade em iniciar ou manter uma ereção, é condição que assusta grande parte dos homens. Na maioria dos casos, ela acontece por fatores emocionais ou então pela dificuldade do sangue circular até o membro, decorrente do excesso de peso, pressão alta, colesterol elevado, entre outros problemas de saúde. “A melancia tem o poder de vasodilatação, que melhora a circulação e também facilita a ereção dos homens”, ressalta Barbara.
Diabéticos, atenção! A melancia é rica em frutose, um tipo de açúcar e, por possuir baixa quantidade de fibras, esse açúcar cai na corrente sanguínea rapidamente, podendo elevar a taxa de glicose, se consumida em excesso. Sendo assim, os diabéticos devem procurar a orientação de um nutricionista para degustar a fruta e aproveitar seus benefícios sem prejuízos.

abacaxi
Essa fruta é rica em vitamina C e sais minerais como Cálcio, Ferro e Fósforo.
A vitamina C é um remédio de choque contra o frio, cansaço,gripe e depressão.
É necessária ao desenvolvimento de ossos e dentes, aumenta a resistência dos tecidos e dos vasos sanguíneos.
O sais minerais contribuem também para ossos e dentes, mantêm o equilíbrio interno do organismo e o vigor do sistema nervoso.
O abacaxi facilita a digestão de produtos protéicos como carnes, peixes e aves pela alta porcentagem de celulose.
Nos casos de febre, recomenda-se suco de abacaxi por ser refrescante e eliminador de impurezas. É também indicado para enfermidades da garganta e da boca.
No tempero, ele amacia a carne. E para combater a bronquite, seu xarope é muito eficaz. Para prepará-lo, corte a fruta em rodelas, coloque-as numa panela, regue com mel e cozinhe. Deixe esfriar, retire o suco e coloque-o em vidro bem tampado. Tome 3 a 4 colheres de sopa por dia.
Também a casca cozida em forma de chá é utilizada para purificar o sangue e para combater diferentes processos inflamatórios.
O abacaxi está maduro quando as folhas da coroa se soltam com facilidade. Se você preferir comprá-lo verde, deixe-o amadurecer em temperatura ambiente. E, para reconhecer quando ele está maduro demais, observe a região próxima à base. Em caso positivo, ela estará com manchas escuras e partes amolecidas. Essa fruta madura, e em boas condições, conserva-se na geladeira por 2 a 4 semanas
Ele pode ser encontrado o ano inteiro, mas seu período de safra vai de dezembro a fevereiro.
Uma fatia de abacaxi (100 gramas) fornece 52 calorias.


morango
O morango é uma fruta que contém grande quantidade de vitamina C, que evita a fragilidade dos ossos, má formação dos dentes, dá resistência aos tecidos, age contra infecções, ajuda a cicatrizar ferimentos e evita hemorragias.
Ele possui também, em menor quantidade, vitamina B5 (Niacina) e Ferro. A Niacina tem como função evitar problemas de pele, aparelho digestivo, sistema nervoso e reumatismo; e o mineral Ferro é importante porque faz parte da formação do sangue.
Natural ou em sucos, o morango é recomendado como auxiliar do tratamento da gota e reumatismo. É ainda eficiente contra infecções do fígado, garganta e vias urinárias.
O morango amassado com mel é um bom remédio para os males dos rins; e sua folha em forma de chá purifica o sangue, fortalece e alcaliniza o sistema nervoso, além de ser excelente diurético.
Por ser fruto rasteiro, convém lavá-los cuidadosamente para eliminar eventuais impurezas. Deve-se limpá-los em água corrente e se possível deixá-los de molho em água acidificada (limão ou vinagre) durante 15 minutos.
Altamente sensíveis, os morangos não podem ser guardados por muito tempo, no máximo por três dias, na geladeira, sem serem lavados, pois a água favorece o apodrecimento.
Seu período de safra é de julho a novembro.

Kiwi

O kiwi é uma ótima opção para o verão. Além de ter pouca caloria, apenas 62, é uma fruta super rica em vitamina C - um antioxidante que elimina os radicais livres e desempenha um papel fundamental no combate ao envelhecimento.
O Kiwi não possui gordura saturada, nem colesterol e é composto por diversos nutrientes, como fibras, proteínas, potássio, ferro, fósforo, cálcio, magnésio e vitaminas. O kiwi possui ácido propeolítico, que melhora a circulação e ajuda a combater o chamado mau colesterol (LDL), além de possuir compostos com efeitos preventivos do cancro, doenças cardiovasculares e doenças de foro intestinal.
Essa fruta é uma fonte muito importante de ácido fólico. Na gravidez, em fase de crescimento e em situações de cicatrização, o ácido fólico tem um papel fundamental.


couve
A couve é um vegetal muito rico em Cálcio, Fósforo e Ferro, minerais importantes à formação e manutenção de ossos e dentes e à integridade do sangue. Contém ainda vitamina A, indispensável à boa visão e à saúde da pele; e vitaminas do Complexo B, que tem por funções proteger a pele, evitar problemas do aparelho digestivo e do sistema nervoso.
Esta hortaliça é um ótimo remineralizante para o organismo, é laxante pela sua grande quantidade em fibras, e boa para a asma e bronquite. Além disso, a couve é muito boa para combater as enfermidades do fígado, como a icterícia e os cálculos biliares, assim como os cálculos renais, as hemorróidas, e as menstruações difíceis ou dolorosas.
Em suco, é um tônico excelente, muito recomendado às crianças em fase de desenvolvimento. O caldo da couve cozida é indicado nas enfermidades da pele.
A couve dissolve também os cálculos, combate a artrite, desinfeta o intestino, cura as úlceras gástricas e dá ótimo resultado no combate a vermes. Em caso de febre, aplica-se à cabeça do enfermo cataplasma refrescante de folha de couve, que serve, também, para tratar feridas inflamadas.
As folhas de couve cozidas ao vapor e aplicadas topicamente de hora em hora, em forma de cataplasma quente, são boas para combater a gota, a artrite, as dores reumáticas em geral, e as nevralgias. Também tiram a dor em casos de inflamação dos rins e do fígado.
Para uma boa compra é só verificar se as folhas estão bem verdes e sem marcas de picadas de insetos. Folhas amarelas indicam que a couve está velha.
A couve conserva-se em geladeira em boas condiçoes por uma semana, e seu período de safra é de agosto a fevereiro.
Cem gramas de couve fornecem 27 calorias.

escarola
A escarola é uma verdura parecida com a alface, mas suas folhas são mais duras, de um verde mais escuro e sabor amargo. Muitas vezes, ela é confundida com a chicória, mas é bom esclarecer que escarola, chicória e almeirão são três tipos de verduras diferentes, e que a única coisa que têm em comum é o sabor um pouco amargo. Na culinária, a escarola pode substituir a alface no preparo de saladas, mas também fica [otima em sopas, purês, cozidos, além de ser especialmente recomendada como recheio de pizzas.
A escarola tem poucas calorias e é muito rica em vitaminas e sais minerais. Além disso, contém muita celulose, sendo recomendada para pessoas que tem problemas intestinais. Também é ideal para integrar uma dieta de emagrecimento porque não contém gorduras.
Compre a escarola que tenha folhas firmes, vi'vosas, de cor verde bem acentuada, sem manchas nem marcas de insetos. Não compre as que apresentem folhas murchas ou queimadas pelo sol. Se quiser uma escarola que não seja muito amarga, escolha a de cor mais clara, porque quanto mais escuro é o verde das folhas, mais acentuado é o seu sabor.
A escarola se conserva bem na gaveta da geladeira durante 3 ou 4 dias. Separe as folhas, lave, coloque em saco plástico e guarde.


abobrinha

A abobrinha contém Fósforo, Cálcio, Ferro e celulose, além de pequenas quantidades de vitamina A, importante à visão e à pele, e vitaminas do Complexo B, que ajudam no desenvolvimento e crescimento.
O Cálcio e o Fósforo participam da formação de ossos e dentes, evitam a fadiga mental e ajudam na transmissão dos impulsos nervosos. O Ferro forma os glóbulos vermelhos do sangue e produz energia. Já a celulose é importante para o bom funcionamento das funções intestinais.
Na hora de comprar, dê preferência a abobrinhas bem firmes, de cor verde-brilhante ou amarelada, conforme o tipo. Evita as que estejam com rachaduras ou picadas de insetos.
Quando for preparar, evite descascar a abobrinha. No máximo raspe a casca com uma faca. Esse tipo de legume deve ser cozido no máximo por 10 a 15 minutos e sempre com pouca água, exceto na preparação de sopas.
A abobrinha é bastante empregada em saladas, refogados, suflês, e é excelente nas papinhas dos bebês, por sua consistência e fácil digestão
Seu período de safra vai de outubro a maio.

4 comentários:

  1. Muito interessante e eficiente seu blog ^^ sou capoeirista e vou usar suas dicas para minha alimentação ^^ :D

    ResponderExcluir
  2. gostei,pra mim fazer meu trabalho.. mais era so sobre alimentos.. não frutas alguns eu peguei.. alguns naoo beeeeeeeeeeijos e obrigado

    ResponderExcluir
  3. Harrah's Cherokee Casino Resort - MapYRO
    Harrah's Cherokee Casino Resort is located in North Carolina and is close to Harrah's 군포 출장마사지 Cherokee 김해 출장샵 Casino. The 대전광역 출장마사지 casino is owned by 동해 출장마사지 the 안산 출장샵 Eastern Band of the Cherokee

    ResponderExcluir