domingo, 30 de maio de 2010

Orgãos do sistema digestório e suas funções com o seu caminho.


A boca contém a língua e os dentes;nem,abrem-se os canais das glândulas produtoras de saliva.O alimento é mastigado e embebido em saliva;em seguida,é deglutido e passa pela faringe em direção ao esôfago.
O esôfago,o alimento segue em direção ao estômago.O alimento é empurrado por movimentos plásmaticos que são contrações involuntárias das paredes musculares do esôfago.o esôfago não fabrica sucos dietivos.
As células da parede do estômago produzem o suco gástrico.Esse suco contém ácido clorídico e algumas enzimas digestivas.
O bolo alimentar formado segue para o intestino delgado,onde é banhado em outros sucos digestivos produzidos pelo pâncreas(suco pâncreatico),pelo fígado(bile)e pela própria parede intestinal(suco entérico).
A porção final do intestino delgado absorve as oléculas de nutrientes,já transformadas quimicamente pela ação das enzimas.Essas moléculas,agora bem menores,vão para o sangue,que as distribui por odo corpo.A maior parte da água é também absprvida no intestino delgado.
Os restos não sõa digeridos chegam então ao intestino grosso.Nessa região é absorvida grande parte da água que ainda restou no bolo alimentar.As fezes,de consistência pastosa,são eliminadas através do ânus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário