domingo, 23 de maio de 2010

Pirâmide Alimentar


definição->A Pirâmide dos Alimentos representa atualmente a melhor ferramenta para entendermos o conceito de uma alimentação saudável e balanceada e de reeducação alimentar.
A Pirâmide divide os alimentos em grupos alimentares e em porções recomendadas para o consumo diário. Assim, devemos incluir todos os grupos e as porções indicadas, afim de garantir ao organismo os nutrientes que ele necessita para se ter uma boa saúde.
Os principais grupos alimentares estabelecidos pela Pirâmide Alimentar são (em ordem decrescente de consumo):

PÃES, ARROZ, CEREAIS, FARINHAS E MASSAS EM GERAL (6-11 porções): alimentos fontes de carboidratos complexos, vitaminas do complexo B e fibras.

HORTALIÇAS (3-5 porções) E FRUTAS (2-4 porções): alimentos fontes de vitaminas e sais minerais e fibras.

LEITE E DERIVADOS (2-3 porções): alimentos fontes de proteína e cálcio
CARNES, AVES, PEIXES, OVOS E FEIJÕES (2-3 porções): alimentos fontes de proteína, ferro, e outros minerais.

GORDURAS, ÓLEOS E AÇÚCAR: alimentos fontes de ácidos graxos essenciais, vitamina E (gorduras e óleos) e energia. Por serem excessivamente calóricos devem ser consumidos moderadamente.

Assim, observamos que somente com mudança de hábitos alimentares e reformulação/ adequação da nossa dieta, de acordo com o modelo proposto pela Pirâmide Alimentar, poderemos alcançar uma alimentação com qualidade e mais saúde.
No entanto, corrigir os hábitos alimentares, apesar de ser tarefa fundamental, pode ser complicado e difícil. Pensando nisso, a Sanavita desenvolveu o Programa de Emagrecimento Sanafit, com cardápios e receitas completas, nutritivas, saborosas, de baixas calorias e fundamentadas nos princípios da Pirâmide Alimentar.
Afinal, emagrecimento saudável e definitivo só é alcançado com reformulação e mudanças alimentares, aliando sempre a prática constante de exercícios físicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário