quinta-feira, 13 de maio de 2010

Principais substâncias presentes nos alimentos.

Carboidratos:Os carboidratos são alimentos que fornecem energia ao organismo(energetica).

Funções -> De forma geral, os carboidratos desempenham um papel extremamente importante em nosso organismo, pois é através deles que nossas células obtêm energia para realizar suas funções metabólicas.

Consequências -> Mas, selecionar bons e melhores carboidratos, afe­ta muitos aspectos da sua saúde. Escolha com sabedoria e você poderá evitar o aparecimento de algumas doenças que podem ser fatais, assim como controlar outras que você já tenha.
Os carboidratos complexos são os melhores na prevenção e controle de doenças. Isto por causa do alto teor de fibras, bem como uma abundância de vitaminas, sais minerais, e fitonutrientes que contêm. Aqui vai um aspecto sobre como seguir uma dieta cheia de carboidratos complexos pode prevenir ou melhorar uma variedade de estados de saúde e doenças.
exemplos de doenças:
-Doenças do coração
-Obesidade
-Diabetes
-etc

onde são encontrados os carboidratos ->As principais fontes de carboidratos são o açúcar (doces, hortaliças e leite), os cereais e os grãos, portanto, são encontrados nas frutas, mel, sucrilhos, aveia, granola, arroz, feijão, milho, pipoca, farinhas, pães, bolos e demais massas.
Estes alimentos são divididos em dois grupos: simples e complexos. Carboidratos simples são os açúcares e carboidratos complexos são os amidos e os glicogênios (encontrados nos músculos e fígado).


proteínas:construtoras

Função -> As proteínas desempenham nos seres vivos as seguintes funções: estrutural (participam da estrutura dos tecidos), enzimática (são fundamentais como moléculas reguladoras das reações biológicas), hormonal (muitos hormônios de nosso organismo são de natureza protéica), de defesa (existem células no organismo capazes de "reconhecer" proteínas "estranhas" que são chamadas de antígenos),nutritivo, coagulação sangüínea e transporte.

consequências -> SE ESTÃO EM EXCESSO TRAZEM UMA SOBRECARGA DIGESTIVA E PRODUZEM RESÍDUOS TÓXICOS, PRINCIPALMENTE SE SÃO DE ORIGEM ANIMAL.
SUA CARÊNCIA PROVOCA PERDA DE MASSA MUSCULAR E BAIXA DA IMUNIDADE.

onde são encontrados
-> carnes,ovos,peixes,leite,queijo,etc


vitaminas:"reguladores"

função
-> Elas desempenham a função de catalisadores no organismo humano. Por esse motivo, são incluídas no grupo dos biocatalisadores, juntamente com as enzimas, as hormonas e os oligoelementos.

consequencias
-> os problemas decorrentes do excesso de vitaminas não são exatamente os mesmos originados por sua falta. Os casos mais graves de hipervitaminose são aqueles provocados pelo excesso das vitaminas A e D. O excesso de vitamina A (mais de 100 miligramas diárias) pode resultar em distúrbios manifestados por hipertensão intracranina, náuseas, vômitos, irritabilidade, tonturas, dor de cabeça e falta de coordenação muscular. Nos casos crônicos, podem ser observadas alterações nos cabelos, perda de cílios, ressecamento e aparecimento de fendas na pele, principalmente nos lábios. O excesso de vitamina D, por sua vez, provoca falta de apetite, náuseas, vômito, poliúria (urinar muitas vezes), enfraquecimento, nervosismo, coceiras generalizadas, comprometimento dos rins e hipercalcemia (excesso de cálcio).

onde são encontradas -> frutas,legumes,vegetais,etc



lipidios
:construtoras e energeticas

função -> Os lipídios possuem quatro funções básicas nos organismos:
-Fornecimento de energia para as células. Porém, estas preferem utilizar primeiramente a energia fornecida pelos glicídios.
-Alguns tipos de lipídios participam da composição das membranas celulares.
-Nos animais endodérmicos, atuam como isolantes térmicos.
-Facilitação de determinadas reações químicas que ocorrem no organismo dos seres vivos.

consequencias -> A oferta de 1g/kg/dia de lipídio é suficiente para suprir as necessidades nutricionais. A administração de lipídios provendo mais que 60% das calorias não protéicas ou a infusão de doses superiores a 3g/kg/dia estão relacionadas icterícia colestática progressiva. O excesso de triglicérides de cadeia longa (TCL) pode levar a sobregarga do sistema retículoendotelial, esplenomegalia, hepatomegalia e excesso de pigmentos na célula de “kupffer”. Os fosfolipídios e os fitosteróis (componentes da emulsão lipídica), quando acumulados podem ocasionar prejuízo às enzimas hepáticas.

onde são econtradas
-> chocoate,oleo,manteiga,etc


sais minerais

função -> Os minerais possuem um papel bastante importante em nosso organismo, pois é através de sua ação que as reações enzimáticas são reguladas.

consequencias
-> Se perder muito Sódio ou Potássio, ficará com a transmissão de impulsos nervosos afetadas, com o equilíbrio osmótico celular afetado, com isso suas células ficarão "murchas". Se perder muito Cálcio, suas contrações musculares não terão tanta eficácia, seus ossos ficarão fracos. Caso falte vitamina C, o escorbuto vira com certeza (sangramento de gengivas) , entre outras coisas.
Esses são apenas alguns sintomas do que pode acontecer caso a omeostase de seu organismo seja afetada devida a carencia de sais minerais.

onde são encontrados -> frutas,legumes,peixe,carne


fibras vegetais

função ->As fibras proporcionam una sensação de saciedade e agregam volume aos alimentos, ajudando a digestão e a eliminação.

consequencias ->Estudos recentes têm comprovado a eficácia das fibras solúveis e insolúveis no auxílio e prevenção de diversos males. Segundo o FDA (Food And Drug Administration), é necessário ingerir cerca de 20 gramas de fibras diariamente, porém 91% das pessoas, incluindo aquelas que realmente se esforçam, não conseguem ingerir esta quantidade somente com a alimentação.
Uma das conseqüências da falta de fibras nas dietas é a constipação intestinal, que aumenta a massa retida no órgão e colabora para o contato de substâncias cancerígenas com as paredes do intestino grosso. Atualmente, até mesmo medicamentos para tratamento dessa disfunção contém fibras terapêuticas, como os produtos a base do Plantago ovata, de origem 100% vegetal, fabricados pelo Laboratório BYK. Porém, os médicos afirmam que qualquer remédio que estimula o trânsito intestinal não deve ser utilizado a vida toda, pois podem provocar constipação crônica, de difícil tratamento.

onde são encontrados -> Alimentos ricos em fibras são frutas, vegetais, pão integral, nozes, legumes, cereais integrais e farelos são fontes de fibras.

bibliografia:
www.wikipedia.com.br
www.biobio.com.br
www.todabiologia.com.br
www.yahoo.com.br
livro do 8°ano da 7serie A(ciencias)editora saraiva
etc.

Um comentário:

  1. Oooi, td bom ?
    Queria apenas dizer que gostei muito desse post '
    Me ajudou bastante, pq eu tava precisando para um trabalho de escola.
    Paranéns; e muito obrigada Milla *-*

    ResponderExcluir